MEU RECIFE

Recife é um município, capital do estado de Pernambuco. Possui uma área de 217,494 km². Recife aparece como metrópole da quarta maior rede urbana do Brasil em população. O Recife, das capitais estaduais atuais, é a mais antiga do Brasil. O nome "Recife" provém da palavra “arrecife”, grande barreira rochosa de arenito (recifes) que se estende por toda a sua costa, formando piscinas naturais.
A cidade do Recife está situada sobre uma planície aluvional (fluviomarinha), constituída por ilhas, penísulas, alagados e manguezais envolvidos por 5 rios: Beberibe, Capibaribe, Tejipió e braços do Jaboatão e do Pirapama. O Recife tem um clima tropical. Apresenta temperaturas equilibradas ao longo do ano devido à proximidade com o mar. Janeiro com temperatura de 30°C a 25°C, com muito sol e julho com temperatura de 27°C e 20°C.
A altitude média em relação ao nível do mar é de 4 metros. O Recife possui uma pequena área de Mata Atlântica. Além disso, várias áreas do município são de manguezal. O Recife é conhecido como "Veneza Brasileira" graças à semelhança fluvial com a cidade de Veneza. O município conta com dezenas de pontes, entre elas a mais antiga do Brasil, a ponte Mauricio de Nassau.
Recife destaca-se por possuir o mais importante pólo médico do Norte/Nordeste formado por 417 hospitais e clínicas e possui um total de 8,2 mil leitos. Os principais hospitais do pólo estão nos bairros do Derby e da Ilha do Leite; O Porto do Recife além do transporte de cargas e matérias-primas, vêm consolidando-se como local de atracação de importantes cruzeiros marítimos, impulsionando o turismo. Destaca-se também devido a um grande pólo tecnológico, o Porto Digital, que abriga várias empresas multinacionais.
Principalmente por conta do Porto Digital, que abriga diversas empresas, a cidade é considerada um dos mais importantes pólos de tecnologia da informação do Brasil em quantidade de empresas e faturamento. O Porto Digital, que abriga cerca de cem empresas, entre elas multinacionais como Microsoft, Motorola, Borland, Informe Air, Oracle, Sun e Nokia, é reconhecido pela A. T. Kearny como o maior parque tecnológico do Brasil.

O Aeroporto Internacional do Recife é o maior da região tendo sido eleito um dos 5 melhores aeroportos do mundo pelas companhias de aviação. Tem capacidade para atender 7,2 milhões de passageiros por ano, é o segundo aeroporto mais movimentado do Norte/Nordeste do país. Realiza vôos domésticos regulares além de vôos internacionais regulares para países da Europa, África e Americas. O aeroporto foi citado pela Revista TAM entre os cinco melhores do mundo junto e segundo a publicação, estes são aeroportos que fazem a viagem valer a pena antes mesmo do embarque.

O Shopping Center Recife, o segundo maior centro de compras do Norte/Nordeste. Recife conta com importantes Universidades públicas e privadas, estando a UFPE entre as 10 melhores Universidades do Brasil. Na década de 1980 reuniu grande número de poetas; O Abril Pro Rock, que surge como revelador do Movimento Manguebit e revelador nacional de bandas como Nação Zumbi e Mundo Livre S/A.
O Frevo surgiu no município há mais de cem anos e durante o Carnaval do Recife é o ritmo musical mais comum com blocos como o Galo da Madrugada. O Teatro de Santa Isabel é o principal teatro do Recife, compondo importante conjunto arquitetônico e paisagístico na Praça da República com Palácio do Campo das Princesas, Palácio da Justiça e o Liceu Permanbucano. O Recife atrai turistas de todo o mundo. Destacam-se as manifestações culturais como o Carnaval e o São João.
O Recife é o portão de entrada do litoral de Pernambuco, Recife é um município multicultural, com músicas e danças de origem africana, indígena e brasileira em seu carnaval. O litoral do município é completamente urbanizado, com as praias de Boa Viagem, Pina e Brasilia Teimosa sem contar com os litorais (norte e sul) do estado.
O Recife tem o terceiro maior polo gastronomico do Brasil. Na cozinha pernambucana existem elementos herdados dos povos africanos, indigenas e europeus. Existem vários pratos e petiscos típicos e muito apreciados em Pernambuco como o caldinho de peixe ou camarão,
o caranguejo (inteiro), o casquinho de caranguejo, sururu, arrumadinho, escondidinho, carne de sol, charque à brejeira, cozido, peixada pernambucana, caldeirada, bredo de coco, feijão de coco, quibebe, pirão de ovos, bolo pé-de-moleque, bolo de macaxeira, bolo-de-rolo e sarapatel.



A LÁGRIMA NÃO DOI
O QUE DÓI É O MOTIVO...
S A U D A D E
QUANDO NÃO CABE NO PEITO
TRANSBORDA NOS OLHOS.